Aldredo

Aldredo
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo de Iorque
Aldredo

Título

Bispo de Worcester
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 1044
Nomeado arcebispo 25 de dezembro de 1060
Dados pessoais
Morte 11 de setembro de 1069, Iorque
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Aldredo ou Eldredo (em inglês: Ealdred/Aldred; ? - Iorque, 11 de setembro de 1069) foi um clérigo inglês, abade de Tavistock, bispo de Worcester, e arcebispo de Iorque na Inglaterra anglo-saxã. Está relacionado a uma série de outros eclesiásticos da época. Depois de se tornar monge no mosteiro de Winchester, foi nomeado abade de Tavistock por volta de 1027. Em 1046 foi nomeado para o bispado de Worcester. Aldredo, além de suas funções episcopais, serviu a Eduardo, o Confessor, Rei da Inglaterra, como diplomata e líder militar. Esforçou-se para trazer da Hungria de volta à Inglaterra um dos parentes do rei, Eduardo, o Exilado, para garantir um herdeiro para o rei sem filhos.

Em 1058, foi o primeiro bispo da Inglaterra a realizou uma peregrinação a Jerusalém.[1] Como administrador da diocese de Herefórdia, esteve envolvido na luta contra os galeses, sofrendo duas derrotas nas mãos dos invasores antes de assegurar um acordo com Gruffydd ap Llywelyn, governante galês.

Em 1060, Aldredo foi eleito para o arcebispado de Iorque, mas teve dificuldade em obter a aprovação papal da sua nomeação, só conseguindo fazê-lo quando prometeu não administrar os bispados de Iorque e Worcester simultaneamente. Ajudou a garantir a eleição de Vulstano como seu sucessor em Worcester. Durante seu arcebispado, construiu e embelezou as igrejas de sua diocese, e trabalhou para aprimorar o seu clero com a realização de um sínodo, que regulamentou o sacerdócio local.

Algumas fontes afirmam que após a morte do rei Eduardo, em 1066, foi Aldredo quem coroou Haroldo, filho de Goduíno como Rei da Inglaterra.[2] Aldredo apoiou Haroldo como rei, mas quando este foi derrotado na batalha de Hastings, Aldredo deu seu apoio para Edgar, o Atelingo e, em seguida, aprovou o rei Guilherme, o Conquistador, o Duque da Normandia, e um parente distante do rei Eduardo. Aldredo coroou o rei Guilherme no dia de Natal, em 1066. Guilherme nunca confiou plenamente em Aldredo ou em qualquer outro líder inglês, e Aldredo teve que acompanhar Guilherme em sua volta para a Normandia em 1067, mas retornou a Iorque por ocasião da sua morte, em 1069. Aldredo deu apoio às igrejas e mosteiros da sua diocese com presentes e projetos de construção.

  1. Barlow Edward the Confessor pp. 208–209
  2. Hindley A Brief History of the Anglo-Saxons p. 335

Developed by StudentB